Gestão de equipas
Modelo de organograma empresarial: uma ferramenta essencial
Usa um modelo de organograma para definir funções e melhorar a organização interna.
Gestão de equipas
Usa um modelo de organograma para definir funções e melhorar a organização interna.
Precisa de ajuda?
Isabel García
HR Consultant
17 de março, 2025
O organograma de empresa é um diagrama que representa de forma gráfica e simplificada a estrutura de uma organização. Além disso, mostram as principais funções que são desenvolvidas dentro desta entidade e as relações que existem entre elas. Em seguida, poderás descarregar a nossa template de organograma empresarial de forma gratuita.
Neste tipo de organograma costumam-se utilizar caixas para representar os postos de trabalho dentro da estrutura organizacional e as linhas para representar as relações que os unem, sendo muito úteis para apoiar os processos de onboarding dos novos empregados e ter visibilidade da organização interna da empresa.
Antes de mais, um organograma empresarial é um diagrama que ilustra a estrutura organizativa de uma empresa. O seu propósito é representar graficamente como estão organizados os diferentes departamentos, equipas ou áreas de trabalho e mostrar as linhas de autoridade e comunicação entre os diferentes cargos e empregados.
Dessa forma, um bom organograma permite aos empregados e aos diretores perceber claramente a hierarquia e as relações entre os diferentes níveis da empresa, o que facilita a tomada de decisões e a atribuição de responsabilidades.
O organograma não é apenas útil para grandes empresas, mas também para pequenas e médias empresas, pois ajuda a esclarecer as funções de cada pessoa dentro da organização e promove a transparência.
Existem vários tipos de organogramas empresariais, dependendo do tipo de empresa e de como são organizadas as responsabilidades e hierarquias. A seguir, são apresentados os tipos mais comuns:
Em primeiro lugar, este é o tipo de organograma mais comum, e é caracterizado por ter uma estrutura piramidal onde as pessoas com mais autoridade estão na parte superior e as responsabilidades são distribuídas de cima para baixo. É ideal para empresas com uma clara cadeia de comando e hierarquia bem definida.
Neste tipo de organograma, os empregados são agrupados de acordo com as suas funções ou departamentos (por exemplo, marketing, vendas, recursos humanos, finanças).
Cada departamento tem o seu próprio supervisor, mas todos reportam a uma alta direção.
O organograma matricial combina uma estrutura hierárquica com equipas de trabalho transversais, onde os empregados podem ter dois ou mais chefes (por exemplo, um chefe de departamento e um chefe de projecto). Este modelo é comum em empresas onde se trabalha por projetos.
Este organograma é menos hierárquico e tem uma estrutura plana, onde existem poucos níveis de autoridade entre a alta direção e o restante dos empregados. É comum em empresas mais pequenas ou startups que fomentam a colaboração entre todos os níveis da organização.
Em empresas grandes ou multinacionais, podem-se organizar divisões por produtos, mercados ou regiões geográficas. Neste organograma, cada divisão opera quase como uma empresa independente com seus próprios departamentos.
Os organogramas de empresa cumprem duas funções principais, a primeira é analisar a estrutura da empresa em busca de erros, esses erros podem ser:
Além disso, o mapa organizacional cumpre a função de meio de organização dentro da empresa, permitindo estruturar a empresa de forma correta.
Ao entrar numa empresa, o organograma permite conhecer de forma fácil as posições na empresa, as relações que existem entre todas elas, e a relação e hierarquia que tu mesmo cumpres.
Desta forma, é possível saber, com apenas um olhar, quem são os teus superiores ou qual é o papel na empresa da pessoa que está ao teu lado e que ainda não conheces.
Podes criar um organograma por tua conta do zero ou optar por utilizar uma template de organograma como a que te propomos em seguida.
Se optares pela primeira opção, a primeira coisa que deves fazer é criar uma lista de tarefas e funções de cada membro da equipa e estabelecer responsabilidades e hierarquias.
Além disso, deves decidir de que maneira realizarás o organograma, podes fazê-lo em word, em Excel, em PowerPoint ou até mesmo existem softwares dedicados para isso.
Ao mesmo tempo, para desenvolver um mapa organizacional é necessário um processo de análise, estrutura e definição, pois no organograma deve aparecer a ordem e disposição de todos os cargos, além de um manual de procedimentos para cada cargo.
Como já sabemos, a primeira coisa é analisar quais são as características da empresa, qual é a sua atividade e como é a sua equipa. Quando tiveres tudo isso claro, deves seguir os seguintes passos:
Se quiseres simplificar esta tarefa, podes escolher um software de recursos humanos para criar organogramas profissionais online e conhecer perfeitamente a estrutura da empresa.
Uma template de organograma empresarial oferece uma série de benefícios tanto para a empresa como para os seus empregados, a seguir vamos ver quais são:
Na template de organograma empresarial que te propomos encontrarás uma primeira aba de «Design» na qual poderás adicionar a informação sobre os trabalhadores e os seus postos de trabalho.
Uma vez preenchidos os dados da primeira aba, o organograma será gerado automaticamente nas seguintes abas, nas quais poderás encontrar um organograma vertical outro horizontal, uma hierarquia vertical e também horizontal, assim como um organograma em 3D.
Da mesma forma, tudo isso pode ser conseguido com o sistema de recursos humanos da Sesame. Descobre por ti próprio! Testa gratuitamente e percebe como esta solução pode otimizar os processos da tua empresa.