Gestão de equipas

Modelo de carta de recomendação para emprego

Faz o download gratuito do nosso modelo de carta de recomendação profissional se estás em pleno processo de offboarding.

consultor

Precisa de ajuda?

Marcos Lopez

HR Consultant

software de seleção de pessoal

25 de março, 2025

Uma carta de recomendação para emprego ajuda os funcionários que seguem a sua carreira profissional por outro caminho a ter maiores possibilidades de contratação

E, por outro lado, ter uma boa referência da pessoa entrevistada é sempre agradável para o departamento de recursos humanos na sua gestão dos colaboradores e de offboarding.

Por isso, se precisas de elaborar uma podes descarregar o nosso modelo de carta de recomendação de trabalho para um dos teus trabalhadores, aqui tens um modelo de exemplo. Presta atenção e descobre tudo o que este documento deve conter.

O que é uma carta de recomendação?

Antes de mais, uma carta de recomendação para emprego é um documento formal no qual uma pessoa com autoridade (empregador, professor, supervisor) avalia as habilidades, atitudes e competências de um candidato.

O objetivo é dar um testemunho positivo e objetivo das qualidades do indivíduo que poderiam beneficiá-lo num novo posto de trabalho, num programa acadêmico ou no acesso a uma bolsa.

Uma carta de recomendação é diferente de uma referência. Enquanto uma referência pode ser uma simples chamada telefónica para verificar a adequação do candidato, a carta de recomendação é um documento escrito formalmente e muito mais detalhado.

Quando é que se precisa de uma carta de recomendação?

As cartas de recomendação são normalmente solicitadas nos seguintes casos:

1. Processos de seleção de emprego

Muitos empregadores solicitam cartas de recomendação para conhecer as experiências anteriores de um candidato, seus sucessos e as habilidades que pode trazer para o posto.

2. Candidaturas acadêmicas

Para aceder a programas de pós-graduação, mestrado ou bolsas, as universidades e fundações costumam solicitar cartas de recomendação de antigos professores ou supervisores acadêmicos.

3. Solicitações de bolsas ou subsídios

Muitas instituições que oferecem bolsas e subsídios exigem que os candidatos forneçam cartas de recomendação que apoiam a sua capacidade de aproveitar a oportunidade de financiamento e o seu potencial para alcançar o sucesso nos seus estudos ou projetos.

Quem pode redigir uma carta de recomendação?

Uma carta de recomendação pode ser redigida por qualquer pessoa que conheça o candidato de perto e possa falar com autoridade sobre as suas habilidades, sucessos e caráter.

Da mesma forma, entre os perfis mais comuns que podem redigir uma carta de recomendação incluem:

  • Empregadores ou supervisores: são ideais para cartas de recomendação relacionadas com o campo profissional, pois podem apoiar o desempenho de trabalho e as habilidades técnicas do candidato.
  • Professores ou tutores acadêmicos: são a opção preferida para as cartas de recomendação acadêmica, pois conhecem o desempenho acadêmico e a capacidade intelectual do candidato.
  • Colaboradores ou colegas de equipa: em certos casos, um colega pode fornecer uma perspetiva única sobre as habilidades interpessoais, de trabalho em equipa e colaboração do candidato.

Características básicas de uma carta de recomendação de trabalho

A carta de recomendação tem o objetivo de fornecer informações adicionais sobre o candidato. É um diferenciador ao passar a uma segunda entrevista de trabalho e que é de grande ajuda para um gerente de contratação ou recrutador.

Antes de conhecer o conteúdo de um da carta de recomendação e de começares a escrevê-la é essencial ter em conta alguns aspetos: dados de contacto, cabeçalho, saudação, introdução e despedida. A seguir vamos ver os detalhes:

  • Fala com o colaborador e que te diga que tipo de empresa é e como é a oferta de emprego que quer solicitar.
  • Esclarece quem és e por que és uma pessoa apta para dar referências de trabalho de outros perfis profissionais.
  • Menciona a quem é dirigida ou também podes colocar “a quem possa interessar”.
  • Escreve uma breve introdução onde falas da trajetória profissional da pessoa que recomendas.
  • Acrescenta por que essa pessoa pode trazer valor a uma organização.
  • Podes incluir o motivo da saída da empresa.
  • Expõe os teus dados pessoais e de contacto para que possam te encontrar e ampliar a informação se necessário.
  • Despede-te cordialmente e menciona que estarás à disposição para verificar e ampliar a informação recolhida. E podes colocar o selo da empresa que dará mais credibilidade ao documento.

A saída dos funcionários é tão importante quanto o acolhimento. Por isso deves aprender a criar um processo de offboarding e fazer com que os teus ex-trabalhadores se sintam valorizados.

Descarrega o modelo de carta de recomendação de emprego

Uma carta de recomendação é um documento básico na hora de captar talento que expõe de forma positiva a vida profissional de uma pessoa, mas sempre tem que ter um tom realista destacando as habilidades e competências do perfil descrito.

Ou seja, é essencial que esteja escrita de forma profissional, com uma linguagem positiva e otimista ao mesmo tempo que sincera. Evita generalidades e enumera as qualidades dessa pessoa no âmbito laboral.

Por último, certifica-te de que a informação que inclui o documento é suficientemente ampla e importante para um processo de recrutamento de pessoal.

Se queres um documento de guia para escrever uma carta de recomendação, descarrega o seguinte modelo, preenche os campos em branco e personaliza-o.

Lembra-te que é um modelo serve de guia para ter uma base e não começar do zero a redação,mas se precisas, podes personaliza-lo.

Quer avaliar nosso artigo?

Avaliação média:
5 estrelas (1 votos)

Poupe tempo em todas as tarefas de gestão da sua equipa

Precisa de ajuda?