Gestão de equipas

Guia para definir a missão, visão e valores de uma empresa

A missão, visão e valores da empresa têm de refletir o propósito e os objetivos da organização. Aqui mostramos-te como os podes definir.

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Isabel García

HR Consultant

gestão de empresas

27 de março, 2025

Gestor de recursos humanos ou chefe de empresa, alguma vez parou para pensar no rumo que a sua empresa está a tomar e se as ações tomadas estão realmente em consonância com os princípios fundamentais do seu negócio? Por detrás de cada marca bem-sucedida, existe sempre um tridente poderoso que orienta cada passo: a missão, a visão e os valores da empresa.

Estes três componentes estratégicos são o coração pulsante de qualquer organização, norteando todas as atividades e decisões.

Em poucas palavras: a “missão” é o propósito da sua empresa, é o porquê da sua existência. A “visão”, por outro lado, representa onde você deseja estar num futuro próximo ou distante; é aquilo que aspira alcançar. E os “valores”, esses constituem aquilo em que você crê e guiam como se comporta no mercado.

Ciente do significado destes termos? Agora imagine o poder destes três elementos a trabalhar juntos em favor da sua empresa.

Uma clareza precisa sobre a missão, visão e valores da sua empresa não só proporcionará uma direção estratégica clara para todos os membros do seu time como também ajudará a construir uma marca forte e consistente no mercado e um melhor clima organizacional.

Vamos desbravar este tema mais profundamente? Siga na leitura!

O que é a missão e visão da empresa?

Em primeiro lugar, a missão de uma empresa representa o seu propósito principal — ou seja, o motivo pelo qual existe, o que oferece e a quem se dirige. Deve ser clara, objetiva e refletir o valor que a organização entrega no presente.

Por outro lado, a visão define onde a empresa quer chegar no futuro. É uma declaração inspiradora que orienta o crescimento e ajuda a alinhar as equipas em torno de um objetivo comum e a longo prazo.

Juntas, missão e visão são fundamentais para orientar a estratégia, reforçar a cultura organizacional e criar sentido de direção entre os colaboradores.

Tanto missão quanto visão – juntamente com os valores – formam o quadro estratégico do negócio. Elas não apenas orientam as tomadas de decisões, mas também atuam como ferramentas úteis na motivação dos colaboradores e na construção de uma identidade corporativa sólida.

O que são valores de uma empresa?

Os valores de uma empresa são os princípios éticos e morais que guiam o seu funcionamento e a sua interação com os colaboradores, clientes, fornecedores e a comunidade em geral.

Ao mesmo tempo, estes convertem-se em pilares fundamentais para estabelecer o código de conduta corporativo e representam o compromisso da organização com determinadas crenças e princípios.

O desenvolvimento de um conjunto sólido de valores empresariais é crucial para garantir que todas as decisões tomadas reflitam os ideais da tua empresa. Isto não só fomenta um ambiente de trabalho positivo, mas também contribui para a construção da tua reputação corporativa.

Porque são importantes os valores numa empresa?

A resposta é simples: porque eles definem quem tu és como organização. Ao definir claramente quais são os teus valores empresariais, estás a possibilitar que a tua equipa entenda melhor quais são as expectativas em relação ao seu comportamento no local de trabalho.

Além disso, facilita também a atracção de clientes que partilham das mesmas crenças.

Como definir a missão, visão e valores de uma empresa?

Definir a missão, visão e valores de uma empresa é um passo essencial para construir uma identidade forte, coerente e alinhada com os objetivos estratégicos do negócio.

Para começar, é importante refletir sobre o propósito da empresa — porque existe, qual é o seu impacto e quem pretende servir. A partir daí, constrói-se a missão, que deve ser direta, clara e orientada para o presente.

Em seguida, define-se a visão, que representa a ambição da empresa para o futuro. Deve ser inspiradora, mas realista, e funcionar como um norte para todos os que fazem parte da organização.

Por fim, os valores traduzem os princípios que orientam comportamentos, decisões e relações dentro da empresa. Idealmente, devem ser vividos no dia a dia e não apenas palavras num papel.

Envolver as equipas neste processo é uma boa prática, pois reforça o sentimento de pertença e assegura que estas declarações representam verdadeiramente a cultura da organização.

Construir a identidade da tua empresa

Como líder do teu negócio, percebes bem a importância de ter definidos os pilares que formam a identidade da tua empresa. São eles, efetivamente, a missão que descreve o propósito fundamental do teu negócio; a visão que orienta o caminho pretendido para o futuro; e os valores que representam os princípios e crenças que guiam as ações da tua equipa.

Um norte para tomada de decisões

Ao definir cada um destes elementos, estás a fornecer um norte para a tomada de decisões em todas as áreas da tua empresa, tornando-a mais coesa e com uma direção clara. Lembra-te sempre: eles devem ser concisos, claros e inspiradores. Além disso, devem refletir verdadeiramente o DNA do teu negócio.

O papel da Sesame RH

O software Sesame RH é uma ferramenta valiosa que ajuda na gestão destes importantes pilares. Com ele, consegue-se facilitar a comunicação da missão, visão e valores à tua equipa, garantindo assim que todos estejam alinhados com as metas da empresa.

Além disso, permite monitorizar como estes se refletem no dia-a-dia do negócio através de métricas relacionadas com desempenho e comportamento dos colaboradores.

Desta forma poderás perceber se estás verdadeiramente no caminho certo ou se precisa fazeres algumas afinações para atingires os teus objetivos.

Porque não experimentas? Testa gratuitamente a Sesame e vê como facilita a gestão da tua equipa de forma simples e eficaz!

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Tiago Santos

VP of Community and Growth | LinkedIn | | Web | +post

Profissional experiente da RH dedicado à promoção de comunidades colaborativas líderes de RH fortes. Como fundador da RH Club e da HR Community, utilizo os meus mais de 15 anos de experiência para melhorar o panorama profissional dos líderes de RH.


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