Gestão de equipas

Guia completo de hard skills para profissionais em todas as áreas

Aprende a fortalecer competências técnicas para aumentar o desempenho da equipa.

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Marcos Lopez

HR Consultant

software de gestão de equipas

26 de março, 2025

Olá, gestor ou chefe de empresa. Se estás neste momento a ler estas linhas, é provavelmente porque queres compreender melhor o conceito de ‘competências técnicas’ – um termo cada vez mais presente no mundo dos negócios.

Desde o advento da revolução digital que estas habilidades tangíveis se tornaram indiscutíveis para qualquer organização que pretenda prevalecer no mercado competitivo atual.

Nesta jornada de constante evolução, certamente te perguntas: quais são as competências técnicas mais valorizadas? Como posso identificá-las nos meus colaboradores ou potenciais candidatos? Como elas ajudam no processo de seleção?

Para responder a estas questões e muitas outras, convidamo-te a continuar a leitura deste artigo. Nele irás encontrar uma análise abrangente e muito interessante sobre este tema tão crucial. Vamos descobrir juntos?

O que são as hard skills?

Para começar, as hard skills são as competências técnicas que uma pessoa adquire através da formação, da experiência profissional ou de cursos específicos. Ao contrário das soft skills, que dizem respeito ao comportamento e às relações interpessoais, as hard skills são fáceis de identificar, medir e avaliar.

Por exemplo, saber programar, utilizar ferramentas de contabilidade, falar uma língua estrangeira ou operar uma máquina são considerados exemplos de hard skills

Estas competências são, muitas vezes, o primeiro critério analisado durante um processo de recrutamento, pois permitem perceber se o candidato está apto para desempenhar determinadas funções com eficácia.

Por isso, investir no desenvolvimento das hard skills é essencial para acompanhar as exigências do mercado e manter a competitividade profissional.

Exemplo

Como mencionamos antes, um exemplo de uma competência técnica, poderia ser a capacidade de programar em um determinado idioma informático. Este tipo de habilidade é quantificável e ensinável, tornando-se essencial no mercado de trabalho atual.

Em qualquer tipo de organização, os colaboradores que possuem competências técnicas específicas são muitas vezes considerados ativos valiosíssimos.

Por exemplo, se diriges uma empresa tecnológica, vais valorizar alguém que sabe utilizar uma linguagem de programação complexa perante uma pessoa com bons dotes para a resolução de conflitos.

Ao contrário das soft skills, as competências técnicas são menos dependentes da personalidade do indivíduo e mais relacionadas com o conhecimento adquirido através do estudo ou da experiência profissional.

Podemos dizer então que um “programador em JavaScript” é um exemplo claro de uma hard skill. Mas as hard skills não se limitam ao mundo da tecnologia. A capacidade para operar máquinas pesadas numa obra ou para analisar tendências num grande volume de dados também são exemplos claros deste tipo competências.

5 hard skills e soft skills

1. Competências técnicas: Estas são os conhecimentos específicos que adquires através de formações, estudos ou experiência laboral. Podem ser habilidades como a programação, saber operar uma máquina específica ou dominar um certo software.

2. Competências linguísticas: Com o mundo cada vez mais globalizado, é necessário estar preparado para comunicar com pessoas de diferentes culturas e línguas. Dominar diversos idiomas é uma competência muito valorizada no mundo dos negócios.

3. Habilidades analíticas: A capacidade de analisar informações complexas e chegar a conclusões lógicas é essencial em muitos campos profissionais. E isto não se aplica apenas aos cargos na área financeira ou científica.

4. Liderança: Embora possa parecer uma competência inata, a liderança também pode ser aprendida e desenvolvida. Liderança implica não só tomar decisões, mas também saber motivar e inspirar os restantes membros da equipa.

5. Gestão de tempo: Num mundo onde a rapidez é cada vez mais valorizada, ser capaz de organizar o próprio tempo e priorizar tarefas é uma habilidade crucial para qualquer profissional.

Soft skills

Neste caso, a diferença das outras tem a ver com a personalidade, vamos ver quais são as mais famosas e assim conseguiras ver a diferença:

1. Inteligência emocional: Esta inclui a capacidade de compreender as próprias emoções e as dos outros para usar essa informação na tomada de decisões.

2. Capacidade de adaptação: Com a rápida evolução do mercado laboral, ser flexível e capaz de adaptar-se às mudanças é uma qualidade muito valorizada.

3. Trabalho em equipa: Este é um aspecto fundamental para que as empresas possam alcançar os seus objetivos. Saber escutar, colaborar e partilhar responsabilidades são características essenciais de um bom membro de equipa.

4. Resolução de problemas: A capacidade de identificar problemas, pensar em soluções eficazes e implementá-las com sucesso é uma habilidade necessária em praticamente qualquer campo profissional.

5. Comunicação eficiente: Seguir instruções, apresentar ideias e trabalhar com colegas são situações comuns em qualquer posto de trabalho. Para que estas interações sejam bem-sucedidas, uma boa comunicação é essencial.

Em suma estas competências fazem ter uma equipa com maior desempenho e motivação, o que levará ao sucesso da empresa.

Como desenvolver as hard skills nos colaboradores

Desenvolver essa competências nas equipas é fundamental para garantir a evolução profissional dos colaboradores e o crescimento sustentável da empresa. Afinal, colaboradores bem preparados tecnicamente são mais autónomos, produtivos e capazes de responder aos desafios do mercado.

Para isso, é essencial investir em formações específicas, programas de capacitação, certificações técnicas e acesso a recursos de aprendizagem contínua.

Além disso, proporcionar tempo e espaço para a aplicação prática dessas competências no dia a dia ajuda a consolidar o conhecimento adquirido e aumentar a motivação.

Por fim, contar com uma estratégia de desenvolvimento individual alinhada com os objetivos da organização permite maximizar o potencial técnico de cada colaborador e preparar a equipa para o futuro.

Como a Sesame ajuda a avaliar e desenvolver as hard skills?

A Sesame HR oferece ferramentas que facilitam tanto a avaliação como o desenvolvimento das hard skills dos colaboradores. Através de funcionalidades como a avaliação de desempenho personalizada, podes identificar facilmente as competências técnicas de cada membro da equipa, bem como as áreas que precisam de ser reforçadas.

Além disso, com os planos de desenvolvimento individual e a gestão de formação, consegues acompanhar a evolução das hard skills ao longo do tempo e garantir que cada colaborador está a crescer em linha com os objetivos da empresa.

Com a Sesame, investir no talento técnico da tua equipa torna-se simples, estruturado e eficaz.

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Tiago Santos

VP of Community and Growth | LinkedIn | | Web | +post

Profissional experiente da RH dedicado à promoção de comunidades colaborativas líderes de RH fortes. Como fundador da RH Club e da HR Community, utilizo os meus mais de 15 anos de experiência para melhorar o panorama profissional dos líderes de RH.


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