Comunicação Interna
Aplicativo de comunicação interna: os 7 mais usados
Um aplicativo de comunicação interna é uma ferramenta segura, eficaz e rápida para otimizar a interação entre a tua equipa. Conhece mais.
Comunicação Interna
Um aplicativo de comunicação interna é uma ferramenta segura, eficaz e rápida para otimizar a interação entre a tua equipa. Conhece mais.
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Marcos Lopez
HR Consultant
15 de outubro, 2024
Já pensou em como poderá otimizar a comunicação na sua equipa? As ferramentas digitais têm vindo a ganhar terreno e uma delas pode ser o segredo para uma gestão interna mais eficaz. Sim, estamos a falar de uma solução inovadora – o aplicativo de comunicação interna.
Imagine um ambiente onde a troca de ideias, a partilha de informações e a coordenação de tarefas se tornam processos simples e instantâneos. Este cenário é possível graças ao recurso que muitas empresas já estão a adotar: uma plataforma dedicada à comunicação interna.
Este tipo de aplicação promove a interação virtual entre colaboradores, independentemente do local onde se encontram. Se desejar criar um ambiente de trabalho mais harmonioso que impulsiona a produtividade e fortalece as relações interpessoais, este poderá ser o caminho.
Ainda tem dúvidas? Continue então connosco na leitura deste artigo e descubra como um simples programa pode transformar completamente o clima organizacional da sua empresa.
Os aplicativos de comunicação interna têm sido cada vez mais adotados em Portugal, permitindo às empresas melhorar a colaboração e a troca de informações de forma eficiente. Aqui estão os 7 mais utilizados no país:
Sesame RH é um software de RH que oferece uma plataforma completa e intuitiva para facilitar a comunicação interna na empresa. Podes criar grupos específicos por projeto ou departamento, partilhar comunicados e ficheiros importantes e até mesmo agendar reuniões – tudo numa única interface.
Além disso, conta com um canal de chat interno com Recursos Humanos para otimizar a comunicação entre managers e colaboradores com este departamento.
É utilizado por empresas de várias dimensões para comunicação em tempo real, partilha de ficheiros e video conferências. A sua integração com o pacote Microsoft 365 torna-o uma solução robusta e versátil.
É amplamente conhecido pela sua interface amigável e capacidade de criar canais temáticos, além de integrações com várias outras ferramentas. É ideal para conversas rápidas e organização de projetos colaborativos.
Popularizado durante a pandemia, o Zoom é muito usado em Portugal para videoconferências e reuniões virtuais. Oferece funcionalidades de chat, partilha de ecrã e gravação de reuniões.
Embora o Trello seja principalmente uma ferramenta de gestão de projetos, a sua funcionalidade de comentários e etiquetas permite uma comunicação direta e eficaz entre equipas.
O Workplace, desenvolvido pela Meta (anteriormente Facebook), é uma plataforma desenhada para comunicação interna. Inclui feeds de notícias, grupos, e integração com outras ferramentas corporativas.
Parte do Google Workspace, o Google Chat é utilizado para conversas em tempo real e integra-se perfeitamente com outras ferramentas da Google, como o Google Drive e o Google Meet, facilitando a colaboração.
Usar um aplicativo de comunicação interna na empresa traz diversos benefícios que podem melhorar a eficiência, colaboração e engajamento dos colaboradores. Aqui estão algumas das principais razões para adotar esse tipo de ferramenta:
As apps de comunicação interna facilitam a troca de informações em tempo real, eliminando barreiras de comunicação na empresa e evitando ruídos. Isso é essencial, especialmente em empresas com equipas remotas ou em diferentes localizações.
Com uma comunicação mais direta e clara, os colaboradores gastam menos tempo a procurar informações e a resolver mal-entendidos. As tarefas são geridas com mais eficiência, e as decisões podem ser tomadas mais rapidamente.
As plataformas permitem que todas as informações importantes, documentos e notificações estejam acessíveis num só lugar. Isso garante que todos os colaboradores tenham acesso às mesmas informações atualizadas, melhorando a coesão interna.
Muitos aplicativos de comunicação interna, como o Microsoft Teams ou Slack, integram-se com outras ferramentas de produtividade (como Google Drive ou Trello), facilitando a partilha de documentos e a gestão de projetos.
Com a crescente tendência de trabalho remoto, essas ferramentas garantem que os colaboradores possam comunicar-se e colaborar de maneira eficaz, independentemente de onde estejam a trabalhar, ajudando a manter a equipa conectada.
Uma boa comunicação interna melhora a transparência e o envolvimento dos colaboradores. Aplicativos de comunicação interna podem também ser usados para partilhar notícias da empresa, feedback, e reconhecer o desempenho dos trabalhadores, aumentando a motivação.
Muitas vezes, o excesso de e-mails prejudica a eficiência no trabalho. Com apps como Slack ou Teams, as conversas podem ser organizadas por tópicos ou projetos, o que simplifica o fluxo de informações e reduz a sobrecarga de mensagens.
A maioria das ferramentas de comunicação interna oferece medidas de segurança robustas, garantindo que as conversas e informações da empresa estão protegidas contra acessos não autorizados.
A implementação de um app de comunicação interna pode, portanto, transformar a forma como as equipas se conectam e colaboram, criando um ambiente de trabalho mais eficiente, integrado e seguro.
É aqui que entra a Sesame RH. Esta solução completa não só facilitará a comunicação interna, como também te ajudará a gerir todas as questões relacionadas com os Recursos Humanos da tua empresa. Elaborámos uma proposta personalizada para ti onde poderás ver tudo o que esta plataforma tem para oferecer à tua empresa.
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A Sesame RH não é apenas um aplicativo de comunicação interna. É um aliado eficaz para aumentar a produtividade, melhorar o envolvimento dos colaboradores e criar uma cultura empresarial sólida. Com ele, consegues renderizar todas as conversas da tua equipa num único lugar. O acesso rápido e fácil à informação permite agilizar processos e diminuir a probabilidade de mal-entendidos. Além disso, o software adapta-se perfeitamente às necessidades da tua empresa, permitindo gerir quem vê o quê, garantindo assim uma comunicação eficiente e segura.
Mas por que apenas ler sobre isso quando podes experimentar na prática? Estamos tão confiantes no impacto positivo que a Sesame RH pode ter na tua empresa que te convido a testá-lo gratuitamente por 14 dias.
Profissional experiente da RH dedicado à promoção de comunidades colaborativas líderes de RH fortes. Como fundador da RH Club e da HR Community, utilizo os meus mais de 15 anos de experiência para melhorar o panorama profissional dos líderes de RH.