Gestão de férias e ausências
Absentismo: estratégias para combater nas empresas
O absentismo é uma preocupação crescente para os Gestores de RH e CEOs que afeta a produtividade. Como combater?
Gestão de férias e ausências
O absentismo é uma preocupação crescente para os Gestores de RH e CEOs que afeta a produtividade. Como combater?
Precisa de ajuda?
Marcos Lopez
HR Consultant
31 de julho, 2024
Imagina a tua equipa trabalhar como uma orquestra bem afinada, cada membro desempenhando a sua parte para alcançar um objetivo comum. Agora imagina essa harmonia ser interrompida quando uma ou mais peças-chave dessa orquestra começam a faltar frequentemente sem aviso prévio. Sem dúvida que já enfrentaste esta situação na tua empresa, acertamos? A essa situação chamamos absentismo no trabalho, um cenário que pode ter múltiplas causas e consequências negativas para a produtividade e o ambiente de trabalho.
Compreender e fazer uma boa gestão de ausências e absentismo pode ser o fator-chave que diferenciará a tua empresa numa economia cada vez mais competitiva. Achas isto relevante? Então convidamos-te a continuar a leitura e descobrirás ferramentas eficazes para prevenir e lidar com estas situações.
O absentismo, também comummente designado como ausências no trabalho, refere-se à prática habitual de faltar ou chegar atrasado ao trabalho. Este comportamento pode ser esporádico ou crónico, e varia de organizações para organização em termos do que é considerado aceitável.
Ao liderar a sua empresa, o conceito de absenteismo estende-se para além da simples ausência física. Também pode incluir atrasos constantes, saídas prematuras e mesmo o “absentismo presente”, uma situação em que os colaboradores estão fisicamente presentes mas desligados mental e emocionalmente das suas responsabilidades.
O gerenciamento eficiente deste fenómeno passa por entender as suas causas raiz e implementar estratégias práticas para minimizá-lo. Atentar ao bem-estar dos seus colaboradores e promover um ambiente de trabalho positivo são aspetos essenciais neste processo.
Para calcular o índice de absentismo no local de trabalho, precisas, em primeiro lugar, de conhecer o número total de horas perdidas. Depois, somas todas as horas que deveriam ser trabalhadas pela equipa durante um determinado período. Por fim, divides as horas perdidas pelo total de horas que deveriam ser trabalhadas e multiplicas o resultado por 100.
Por exemplo: Se a tua equipa tem 10 pessoas que estão a trabalhar 8 horas por dia e se tiveste um total de 20 horas perdidas num mês (2 horas por pessoa), irias dividir as 20 horas pelas 1600 horas (10 pessoas * 160 * 8) e multiplicar por 100. Isto resultaria num índice de inassiduidade de 1,25%.
Podes simplificar essa tarefa utilizando uma ferramenta automatizada como o Sesame RH. Este software de RH permite acompanhar facilmente o número de ausências na tua empresa, ajudando-te a gerir melhor a assiduidade dos colaboradores. Não te preocupes mais com cálculos complexos ou com a gestão manual dos tempos dos teus colaboradores.
As causas do absentismo, ou falta de presença no local de trabalho, são variadas e interligadas. Podes encontrar na tua empresa situações de ausência recorrentes que podem estar associadas a insatisfação laboral, falta de motivação ou fadiga física e mental.
Como administrador ou gestor de Recursos Humanos, o combate ao absentismo impera como uma das tuas maiores responsabilidades e desafios. A ausência contínua dos colaboradores pode representar elevados custos para a tua empresa e, pior, prejudicar a dinâmica da equipa e a realização dos objetivos. Então, que medidas podes adotar para minimizar esta questão?
Primeiramente, é crucial investires numa política de presença efetiva. Isto significa promover um ambiente de trabalho saudável e motivador que faça com que os teus colaboradores se sintam satisfeitos e valorizados. Considera a implementação de horários flexíveis, oportunidades para teletrabalho e medidas de reconhecimento do bom desempenho.
A seguir, envolve-te directamente na saúde dos teus colaboradores. Programas de bem-estar no local de trabalho podem surtir grandes efeitos no combate ao absentismo laboral. Estes incluem iniciativas como vacinação contra a gripe, programas de fitness ou workshops sobre stress.
Finalmente, aproveita o poder da tecnologia para monitorar e gerir as ausências na tua empresa. Porque não experimentas o software Sesame RH? Esta ferramenta oferece-te uma visão clara sobre as tendências de ausência na tua organização, permitindo assim tomar medidas preventivas efetivas.
Lembra-te: reduzir o absentismo não é apenas sobre implementar regras mais rígidas – é também sobre criar condições para que os teus colaboradores queiram estar presentes!
E se te dissermos que há uma maneira mais fácil de gerir tudo isto? Com o software Sesame RH, conseguirás simplificar todo o processo. Este intuitivo sistema permite-te acompanhar em tempo real as faltas dos colaboradores, preparando relatórios detalhados que te ajudam a analisar tendências e tomar decisões fundamentadas.
A utilização do software Sesame RH permite-te não só acompanhar as presenças, mas também gerir outros aspetos dos Recursos Humanos de forma simples e eficaz. Assim, poderás dedicar mais tempo aos teus colaboradores e menos tempo a tarefas administrativas.
Queremos que vejas por ti mesmo(a) todas as vantagens que o Sesame RH pode oferecer à tua empresa. Por isso, convidamos-te a solicitar um teste grátis do nosso software. Não hesites! Começa já hoje a transformar a gestão de presenças na tua empresa!