Gestão de equipas
Gestão por competência: sua importância para a retenção de talentos
Se o seu objetivo como gestor de RH é aumentar a retenção de talentos, a implementação da gestão por competência é uma excelente opção.
Gestão de equipas
Se o seu objetivo como gestor de RH é aumentar a retenção de talentos, a implementação da gestão por competência é uma excelente opção.
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Isabel García
HR Consultant
18 de junho, 2024
Num ambiente de negócios em constante mudança, é crucial entender o poder que as competências individuais representam num quadro empresarial. A transição da habitual abordagem de gestão para uma abordagem orientada para o talento, é uma mudança progressiva que está a moldar o futuro do ambiente de trabalho. Esta nova perspectiva da gestão por competência não se foca apenas na avaliação baseada no trabalho efetuado, mas sim nas habilidades inerentes de cada elemento da equipa.
Acreditamos que já conheces a importância de contar com os melhores talentos na tua empresa. Mas já pensaste na importância de gerir estes talentos baseando-te nas suas competências individuais? Esta realidade amplia horizontes e abre portas para uma nova maneira de liderar, motivar e desenvolver os colaboradores.
Dá-se o nome a esta metodologia inovadora e revolucionária como administração orientada para habilidades ou capacidades. Este modelo implica um grande salto qualitativo na direção estratégica das organizações e na gestão de pessoas, pois foca mais na capacidade do indivíduo e menos no trabalho desempenhado. Mudar para esta nova abordagem não só impulsionará os resultados da tua empresa mas também conduzirá ao crescimento pessoal dos teus colaboradores.
Estás pronto para desvendar todos os segredos desta modalidade progressista de gestão? Vamos embarcar nesta viagem transformadora juntos, onde iremos explorar em profundidade como gerir pela competência pode ser um trunfo vital para a sustentabilidade e sucesso no competitivo mundo empresarial atual.
A gestão por competência, essencialmente, é uma metodologia de administração estratégica, centrada na identificação, desenvolvimento e utilização das habilidades e talentos dos colaboradores em favor dos objetivos organizacionais. Engloba um conjunto de práticas que busca alinhar as capacidades individuais com as necessidades da empresa.
Este modelo permite mapear as competências indispensáveis para o atingimento dos propósitos da organização. Assim, a empresa pode investir na formação e aperfeiçoamento das suas equipas, fazendo com que possuam as competências necessárias à realização das tarefas e desafios propostos.
A administração por competências facilita a identificação do talento individual e a sua aplicabilidade no contexto laboral. Tal reconhecimento possibilita empregar cada colaborador em atividades que potencializem o aproveitamento desse talento, maximizando os resultados organizacionais.
Um dos grandes benefícios desta abordagem é favorecer a retenção de talentos. Ao focar no crescimento profissional do indivíduo, assegura-se maior satisfação laboral, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.
A gestão por competência também ajuda na tomada de decisões sobre promoções ou contratações. Através da análise das competências requeridas para um determinado cargo ou projeto, torna-se mais simples decidir quem é o profissional mais adequado para a função.
Assim sendo, ao optar pela implementação deste modelo gerencial, poderá melhorar significativamente o desempenho da sua equipe e otimizar os processos internos da sua organização, direccionando efetivamente os esforços de todos rumo aos objetivos propostos.
A valorização dos talentos individuais é, sem dúvida, um dos principais benefícios desse tipo de gestão. Aqui você está a potenciar as habilidades únicas de cada membro da equipa e a alinhar essas habilidades com as necessidades da empresa.
Outra vantagem significativa é a melhoria da produtividade. Ao concentrar-se nas competências fortes de cada colaborador, aumenta-se a eficiência e reduz-se o tempo que seria gasto na tentativa de melhorar áreas de fraqueza.
Além disso, a gestão por competências permite uma maior retenção e satisfação dos colaboradores. Os indivíduos sentem-se mais valorizados quando podem trabalhar nas áreas onde são mais fortes e mais apaixonados.
Contudo, esta abordagem não está isenta de desafios. Um dos maiores obstáculos pode ser identificar corretamente as competências individuais. Esta tarefa requer um alto grau de observação, análise e feedback constante.
Outro desafio pode ser encontrar o equilíbrio entre focar nos pontos fortes dos colaboradores enquanto ainda se trabalha para melhorar as áreas de fraqueza. Ignorar completamente as áreas que requerem desenvolvimento pode levar a lacunas na estrutura da equipa.
Por último, na gestão por competências, existe o risco de super especialização. Se um colaborador se focar apenas numa área, poderá ter dificuldade em adaptar-se a novas necessidades ou papéis dentro da organização.
Por isso, enquanto gestor ou CEO, é importante pesar estas vantagens e desafios ao implementar a gestão baseada em competências na sua empresa. Lembrando sempre que adaptabilidade é uma das chaves para o sucesso no ambiente empresarial volátil de hoje.
Entender as diferentes tipos de competências é crucial quando se pretende uma gestão de talentos eficaz. Vamos desvendar quais são os tipos de competências essenciais que devem estar no seu radar como executivo, proprietário de negócio ou gestor de pessoas.
Estas competências estão relacionadas com o conhecimento e habilidades específicas necessárias para a execução de um determinado trabalho. Englobam a formação acadêmica, cursos técnicos, experiência em utilização de ferramentas e tecnologias específicas. Por exemplo, um programador necessita ter competências em linguagens de programação.
Também chamadas de soft skills, estas competências referem-se ao comportamento dos colaboradores no ambiente de trabalho e perante situações diversas. Incluem capacidade de comunicação interna, trabalhar em equipa, resolução de conflitos, capacidade analítica e liderança.
Estas são cruciais para quem ocupa posições elevadas na hierarquia. Envolvem a capacidade para gerir projetos e equipas, tomar decisões estratégicas, conseguir motivar os colaboradores e ter inteligência emocional para lidar com diferentes situações e personalidades.
São aquelas que permitem um olhar amplo sobre o negócio e o mercado em que se insere. Capacidade para definir metas a longo prazo, antecipar tendências do mercado ou conhecer os concorrentes são exemplos de competências estratégicas.
Na gestão por qualidades, o desafio passa por identificar estas competências em seus colaboradores e trabalhar para o seu desenvolvimento, alinhando-as com as metas da empresa. Lembre-se que as competências podem e devem ser desenvolvidas através de formação e experiência. Portanto, uma gestão de talentos eficaz não só identifica como também investe no crescimento destas competências.
Para assegurar uma boa gestão das habilidades, primeiro é preciso identificar as competências essenciais do teu negócio. Analisa e define claramente as competências que a tua empresa precisa para alcançar os seus objetivos.
Depois, avalia as competências da tua equipa. Compreende as capacidades dos teus colaboradores, o que é crucial para poderes alocá-los às funções adequadas e também para saberes em que pontos necessitam de formação e desenvolvimento.
Promove a formação contínua. Realiza sessões de treinamento e formações regulares para ajudar os teus empregados a desenvolverem suas capacidades e adquirirem novas competências.
Cria uma cultura de feedback constante. Fornece avaliações do desempenho regulares dos teus colaboradores, destacando não só os pontos a melhorar, mas também reconhecendo suas conquistas e contribuições importantes para a empresa.
A administração efetiva das habilidades requer um conhecimento profundo das competências chave do negócio e da equipa. Uma gestão bem-sucedida se consegue ao identificar tais competências, promover o treinamento contínuo, avaliar regularmente o desempenho dos colaboradores e criar uma atmosfera de feedback constante.
Este método de gestão permite posicionar os empregados certos nas funções adequadas, potencializar suas habilidades existentes e desenvolver novas competências, favorecendo assim o crescimento contínuo da empresa.
Profissional experiente da RH dedicado à promoção de comunidades colaborativas líderes de RH fortes. Como fundador da RH Club e da HR Community, utilizo os meus mais de 15 anos de experiência para melhorar o panorama profissional dos líderes de RH.